T-rex in town
- Catarina Cunha
- 26 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2021
Na última semana de janeiro fui passar uns dias a Lisboa e aprovei que tive direito a um guia privado para passear bastante e conhecer melhor a capital do país. Se me seguem no instagram já sabem disso tudo, no entanto achei que devia partilhar com vocês a minha opinião baseada na experiência que tive em alguns sítios.
No dia 31 de janeiro fui ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, visitar a exposição “T-rex in town”. Nesta exposição existia o esqueleto que uma equipa holandesa desenterrou em Montana. Essa mesma equipa trabalhou durante cerca de três anos neste projeto que está em Lisboa até ao dia 24 de março.
A Trix é um esqueleto verdadeiro que tem 12,5 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesa aproximadamente 8 toneladas e é um dos mais completos. Falta-lhe a perna esquerda, partes da cauda, os pés e os braços, mas de resto todas as partes do corpo foram recuperadas.
Na exposição dão-nos algumas informações como a que Trix foi provavelmente um dinossauro do sexo feminino, como eu já referi anteriormente, porque as fêmeas tinham os ossos ligeiramente mais maciços do que os machos e os seus são suficientemente grandes para suportar essa afirmação. Ficamos a saber que a sua cauda não era totalmente saudades pois existem várias vértebras tortas, que deve ter andado algum tempo com quatro costelas partidas e que ela teve uma infeção grave na mandíbula superior.
Vocês sabiam que as saliências ósseas acima dos olhos se tornavam mais espessas à medida que o animal crescia? Tudo indica que a Trix viveu até uma idade avançada e que com os teus dentes afiados conseguia esmagar ossos. Mas não foi só isto que eu descobri…. É possível que a Trix tenha sido mordida por outro tyrannosaurus, não se sabe ao certo o que lhe aconteceu, mas a verdade é que ela sobreviveu ao ataque.
Para aqueles que não se contentam com ver o esqueleto verdadeiro de um T-rex e querem algo mais, antes de chegarmos à Trix podemos ver alguns fosseis e ficar a saber mais sobre dinossauros e outras espécies animais. Depois existe uma zona interativa com jogos, onde eu admito que estava mais entusiasmada do que algumas crianças.
Em relação ao preço, o bilhete de adulto é 11€, mas eu paguei menos porque tive desconto de estudante. Na minha opinião, que sou uma apaixonada por dinossauros o valor do bilhete compensa imenso!

Comments