top of page

Quinta da Regaleira

  • Foto do escritor: Catarina Cunha
    Catarina Cunha
  • 26 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jun. de 2021

Um dos principais pontos turísticos do nosso país é a Quinta da Regaleira. Foi construída entre 1904 e 1910. É parte da paisagem cultural de Sintra e considerada Património Mundial da UNESCO.

A História conta-nos que António Augusto Carvalho Monteiro pretendia, depois de ter lugar o construído, ampliá-lo e ali fundar aquele que consideraria o seu lugar de eleição.

Conhecido como Monteiro dos Milhões pela fortuna que detivera, António Monteiro contou com a ajuda de um arquiteto italiano - Luigi Manini -, e trabalhou no desenvolvimento da herdade hoje pertencente à Câmara Municipal de Sintra.

Com um estilo muito próprio e com inspirações renascentistas, a maior atração é o designado “Poço Iniciático”, e é onde aqueles que por lá passam dedicam maior parte do seu tempo. O poço, para além da sua atraente estética que faz de todos os seus visitantes parecer verdadeiros fotógrafos, conta com uma escadaria cujos patamares e degraus são uma referência à “Divina Comédia”, clássica obra literária de Dante. O termo iniciático, diz-se, terá sido por se acreditar que ali, no poço, se praticariam rituais de iniciação à Maçonaria.

Durante anos tive o sonho de ir à Quinta da Regaleira e lembro-me perfeitamente de uma visita que fiz no 11º ano a Sintra e quando passei à porta consegui sentir a magia no ar. Não sei quanto a vocês, mas eu sempre achei Sintra um lugar mágico e este era um dos lugares que devido a todas as histórias existentes me transmitia vontade de explorar e conhecer melhor. No início deste ano, em janeiro, fui visitar Sintra e, como é óbvio, tive de ir finalmente à Quinta da Regaleira. Tive sorte porque o dia apesar de nublado não estava chuvoso, o que me permitiu andar mais à vontade em determinados trilhos que queria experimentar.

Dos imensos sítios específicos que a Quinta da Regaleira nos permite conhecer existem alguns que me chamaram mais à atenção. O Lago da Cascata é muito bonito e apesar de ter tido muito medo de cair para o lago na hora de passar para o outro lado em cima de pedras, foi o meu local favorito depois do Poço. Também gostei bastante da Alea dos Deuses, que liga a Loggia de Pisões ao Palácio, durante o percurso podemos ver várias estátuas de divindades clássicas. A Capela também é muito bonita, eu pessoalmente aprecio bastante a estética de igrejas e adoro visitar todas as que me aparecem à frente, tenho pena que não ter conseguido entrar. O Portal dos Guardiães também é bonito, mas não consegui tirar nenhuma fotografia porque estava a ser restaurado.

O preço do bilhete para visita livre é de 8€ para adultos e se tiverem cartão jovem têm direito a 20% de desconto se o apresentarem na hora. Na minha opinião para além dos sítios que eu referi durante a visita vão encontrar bancos ou outros pormenores que se forem como eu vos vão chamar à atenção, ou seja vão sair da Quinta da Regaleira sem espaço no cartão de memória da vossa câmara fotográfica com toda a beleza que vão encontrar. Por isso o valor que se paga para entrar compensa. Caso queiram visitar outras atrações em Sintra podem pesquisar na Experitour, eles têm muitas opções!



Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Formulário de Assinatura

  • Youtube
  • Instagram
  • TikTok
  • Twitter
  • LinkedIn

©2018 por Catarina Cunha. Palavra de Catarina criado com Wix.com

bottom of page